sábado, 28 de julho de 2012

A Criação do Homem na Mitologia Yorubá

O mito de como surgiu o homem numa crença até hoje cultuada, o camdomblé. Claro que os cultos não são iguais aos de antigamente, mas a mitologia continua e seus deuses, chamados por seus cultuadores de Orixás.




Após a Criação do Mundo, Olodumare, o Senhor do Universo, ordenou a Oxalá que criasse seres para povoa-lo.
Oxalá já havia uma ideia do que queria fazer, mas precisava de algum material para fazê-lo. Ele tentou de tudo... Tentou vento, mas o ser ficou sem forma alguma. Tentou água, mas era líquido demais, e o corpo não se sustentou.
Oxalá então buscou ajuda com Nanã, a Senhora da Lama e da Terra. Oxalá queria experimentar criar esta nova espécie com barro. Mas Nanã disse-lhe que deveria apenas pegar emprestado, e depois devolvesse a ela, quando a pessoa não mais populasse a Terra.
Oxalá criou o homem e a mulher com o barro. Ficou perfeito, faltava apenas colocar no fogo e assar.
Olodumare disse a Oxalá que queria que estes seres fossem todos exatamente iguais. Oxalá não viu problema algum, mas Exu, o Senhor do Movimento, era muito travesso e espiava tudo o que via.
Exu não concordou nem um pouco com aquela ideia sem sentido, e colocou vinho na água de Oxalá. Oxalá embriagou-se, e fez todos os homens e mulheres diferentes entre si. E quando foram assados ficaram mais diferentes ainda, alguns mais torrados outros muito mal assados. E alguns não tinham pernas, nem braços...
Olodumare quando viu não ficou satisfeito com a desobediência, mas ficou bem satisfeito com os resultados. Fez com que Oxalá fosse o Protetor daqueles que eram diferentes, aqueles que não tinham algumas partes do corpo e que não tinham muita inteligência.
Então eles povoaram a Terra. E sempre por um tempo específico, para que depois, quando morresem, o barro voltasse aos domínios de Nanã. A quem realmente pertenciam.

Por Morgana Maria Leandro. 

2 comentários: